13 dezembro 2017

ISTAMBUL - A MAGIA TURCA

 ALGUMAS RAZÕES A MAIS PARA CONHECER ISTAMBUL - TURQUIA

Sandra Covesi - Estreito de Bósforo em Istambul-Turquia 

1. Navegue ao pôr do sol entre dois continentes, faça a passagem do Oriente para o Ocidente através do Estreito de Bósforo - estreito é um acidente geográfico que separa duas massas continentais, ligando duas massas oceânicas, através de um pequeno canal. O Estreito de Bósforo é o canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia, assim, a cidade onde ele se encontra, Istambul (maior cidade da Turquia), é a única do mundo a se localizar em dois continentes diferentes ao mesmo tempo.



2. Perder-se em Istambul. Uma das coisas mais gostosas a se fazer é, estar "perdida" em Istambul, cada esquina, cada casa, cada artefato, beco, cheiro e sabor diferente que encontramos quando estamos perdidos. Para se achar é fácil. procure a linha de ferro do TRANS, (trem de superfície) e logo se achará. Todas as fotos de Sandra Covesi

  

3. Enlouquecer do Gran Bazaar. Como não enlouquecer ao meio de mais de 4.000 lojas, cheias de cores, artefatos exóticos, ouro, turquesas, sedas, sapatos, roupas, bolsas, onde sua imaginação puder alcançar e um pouquinho mais! 

  

4. Desfrutar uma vez pelo menos do famoso Turkish Hammam ou seja, o Banho Turco.Você nunca se sentirá mais limpo, se você não se importar com alguém esfregando você durante uma hora com uma "luva esfoliante" (kese) feita de seda ou cabra, com o chá servido depois e a sensação distinta de que você está morando como um sultão. Fique atento as plaquinhas, as entrada quase imperceptíveis!

 

5. Explore a Mesquita Azul e a Aya Sofya - Nao digo que alguém possa se esquecer desses monumentos maravilhosos, tanto religioso como artístico, e cultural. Estamos falando da antiga Constantinopla, terra de Bizâncio, uma das grandes Rotas da Seda, mas o interessante é desde o lado de fora das mesquitas até o seu interior, estar atento a todos os movimentos e história, pe interessante um guia local para que entenda a história. Abaixo eu dentro da Mesquita Azul Todas as fotos de Sandra Covesi.

  

  

lembrando que ainda hoje a Mesquita Azul é um templo ativo, onde seus fies fazem as suas orações, enquanto a Aya Sofya foi transformada em  Museu. Abaixo eu, em uma das entrada da Aya Sofya.

  
6. Experimente o Chá de Maçã e o suco de Romã. Dos sabores, cores e aromas, a Turquia impressiona qualquer um. A vontade de experimentar cada coisa é surreal, dessa forma acredito que o que mais dê saudades sejam o chá de maçã (em turco elmalı çay)  servido o tempo todo dentro do Grand Bazaar e Bazaar das especiarias, e o Suco de Romã ( em turco - nar suyu / em inglês - Pomegranate Juice) que se toma em qualquer restaurante.  Abaixo as duas primeiras fotos de Suco de Romã e por último o chá de maçã como realmente é servido.

 


7. Assistir uma cerimonia dos Dervishs em Istambul - ritual de uma beleza indescritível, de harmonia e equilíbrio. O Ritual Sema ou Giro dos Dervishes, que é a dança Sufi, começou com a inspiração de Mevlâna Jalâluddîn Rumi (1207-1273) e foi influenciado pelos costumes e cultura Turcos. São 45 minutos de entrega do ego. "Girando em direção à verdade, ele cresce através do amor, transcende o ego, encontra a verdade, e chega à Perfeição"

Apresentação Dervish na Capadocia - foto Sandra Covesi

8. Fazer a Viagem uma vez na vida - 30 de Março de 2018 - Embarque para Turquia em grupo brasileiro com guia de Sandra Covesi Clique Aqui - Roteiro da Viagem a Turquia 2018



Nenhum comentário:

Postar um comentário