30 março 2017

TURISMO LAICO RELIGIOSO - SÓ EU TENHO DÚVIDAS?

Turismo Religioso no Brasil é caracterizado apenas para católicos e evangélicos com esse título, só eu tenho dúvidas, enfim Brasil é um país LAICO?

Dessa forma resolvi abrir um questionamento para conhecer um pouco do meu público.
Alem dos lugares sagrados para cada fé, ainda existem os templos, museus, pontos de forças onde podemos sim chamar de Turismo Laico Religioso.


Eu por exemplo cheguei na Paraíba para conhecer as benzedeiras, juremeiros, catimbó, e tantos outros segmentos de fé aqui mesmo dentro do Brasil, essas religiões por exemplo unem o Índio, o Negro e o Europeu. Imagina quanto estamos deixando de ver pelo mundo a fora?

Igreja de Nossa Senhora da Guia Lucena na Paraíba


Temos no Brasil uma infinidade de religiões  (em ordem alfabética) Adventismo, Afro-Brasileiras, Bahá'í, Budismo, Catolicismo, Cristão Ortodoxa, Espiritismo, Hinduísmo, Hoasqueiras, Indígenas, Islamismo, Judaísmo, Mormonismo, Neopaganismo, Protestantismo, Testemunhas de Jeová e os Não religiosos! 
Dessa forma resolvi questionar meu público para saber se existe interesse em conhecer lugares seja no Brasil ou fora do Brasil que possa nos mostrar outras fontes de fé, não somente as conhecidas como título de turismo religioso que sao católicas ou evangélicas.

Se buscarmos o inicio das escrituras sagradas, vamos rumo a Ethiopia, ou algum outro local do Continente Africano; sabia que existe judeus negros na Ethiopia e que a possibilidade da Arca Perdida, que passou a ser conhecida através do Indiana Jones, tem uma imensa probabilidade de residir hoje nesse país? 
Lalibela Ethiopia
Acredito que Místicos, Exotéricos e Umbandistas, Xamanistas, e todas as outras religiões mereçam atenção de igual proporção.
Templo Akshardam Nova Delhi - India
As rodas contemplativas, seja no Yoga, Meditação, Indígena, são na minha opinião templos religiosos tao sagrados quanto os construídos de tijolos; para eles há roteiros específicos, como lugares naturais, bosques, matas, mares, rios, e tantas outras vertentes, como as imersões nas tribos brasileiras, africanas, orientais e outras.
Roda Indígena no Acre
As mesquitas por exemplo na Turquia são templos sagrados lindíssimos que podemos incluir na rota dos Roteiros de Turismo Laico Religioso.
Aya Sofia Istambul Turquia
Muito em moda hoje falar dos Vikings dos países nórdicos, essa é uma igreja na Russia que não tem um único prego na sua construção e é feita 100% de madeira.
Igreja-Knizi-Rússia
Ainda da era Viking, existem os museus onde a história exala em cada canto e a atmosfera nos remete ao tempo auge deles,
Museu Viking - Vikingskipshuset
Museus sao como páginas de livros só que palpáveis, que te faz ir de encontro ao mundo e época de cada civilização, nesse caso Era Viking, também considero monumento e templo referente aos roteiros de Turismo Laico Religioso.
Turismo Laico Religioso tão mais vasto, tão completo, tão mundialmente rico!

2 comentários:

  1. Amei, Zina! Gostaria muito de conhecer essa região nórdica, deve ser muito rica em tradições!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra tanto na parte histórica como natureza exuberante, povo educadíssimo, enfim tudo ali é íntegro demais! Obrigada pelo seu comentário!! <3

      Excluir