02 janeiro 2017

AVIAÇÃO VARIG



Abrimos o ano de 2017, as vezes me lembro quando estava na escola e imaginava através do filme Odisseia no espaço, o que viria acontecer, se teríamos mesmo carros que flutuavam, roupas espaciais, maquina do teletransporte, e tantas outras coisas na época, quase uma verdadeira ficção cientifica. Pois bem, estamos em 2017, os anos passaram e hoje vejo que a maquina de teletransporte está quase pronta, chamamos de vídeo conferencia, as roupas parecem ter voltado a era natural, o roots é mais sensato que em qualquer época, agora é chic, os carros não voam ainda, mas a malha aérea está gigantesca, o mundo não tem mais fronteira, apenas visto, !

Fatos Históricos em anos com finais 7: sempre com muita dramaticidade, os movimentos surgem para dar alivio para o futuro. Só podemos desfrutar das ferias e de trabalho de 8 horas de jornada diária em função da Greve Dos Operários de 1907, Revolução Russa acontece em 1917, objetivando um regime igualitário, a Revolução Mexicana tem seu inicia em fevereiro de 1917, Abril de 1917 é assinado o Acordo de Saint-Jean-de-Maurienne, sobre a futura partilha do Império Otomano, dezembro no Canadá os navios cargueiros Mont-Blanc e Imo se chocam em Halifax , e uma explosão causada pela carga do Mont-Blanc gera um tsunami.

Mas o mundo e a vida não são apenas lembranças de fatos sangrentos, ou ruins, tudo contribui para melhorias e novas conquistas, como por exemplo Dia 07 de Maio 1927 inaugura-se a maior e melhor companhia aérea que o Brasil já teve, quem viveu essa época sabe o que significa até hoje esse nome VARIG - Viação Aérea Rio-Grandense


O Biguá foi a primeira logomarca da VARIG, porém durou apenas três anos. O Biguá é a maior ave palmípede do Rio Grande do Sul e costuma ser encontrada em lagos como a Lagoa dos Patos, onde a VARIG fez a sua primeira rota ligando Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Desse modo, o símbolo da VARIG podia ser encontrado no mesmo habitat de seus hidro-aviões Dornier “Atlântico” e “Gaúcho” e assim os aviões da VARIG e os Biguás dividiam o mesmo espaço, voando e aterrissando no Lago dos Patos.
Em 1930 o Biguá foi substituído pelo Ícaro. O Ícaro é uma famosa lenda da mitologia grega. Ele era filho Dédalo, um grande inventor, que criou asas com cera de abelha e penas de gaivota para que ele e seu filho pudessem fugir da ilha de Creta. Seu pai alertou seu filho para que não voasse muito alto, mas Ícaro ficou encantado com a possibilidade de voar e vou cada vez mais alto e mais alto e mais alto, até o Sol começou a derreter a cera em suas asas. Como consequência, Ícaro caiu no mar.


A famosa Rosa dos Ventos, foi criada pelo gaúcho Nelson Jungbluth. Ele trabalhou na VARIG durante 35 anos como supervisor visual em anúncios, folhetos, menus e cartazes. Apesar de criada em 1954, a Rosa dos Ventos só começou a aparecer na fuselagem dos aviões da VARIG em 1961, após a compra da Real-Aerovias-Nacional. A nova pintura da VARIG ficou tão bonita que durou mais de quarenta anos sem nenhuma alteração e foi eleita como a melhor pintura do mundo.

Foram 79 anos, triunfando, levando o Brasil para todos os continentes, era referencia mundial em serviços de bordo, cozinha impecável, equipamento maravilhoso de voo, comissaria de bordo super prestativa e profissional, o balcão dos aeroportos eram servidos de pessoas totalmente motivadas e capacitadas, VARIG era sinônimo de confiabilidade. Fiz alguns cursos de tarifação, rotas mundiais, emissões internacionais na sede da VARIG em São Paulo, Congonhas, a sensação era de ter ganho o melhor presente do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário